segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Curiosidades do Mundo Corporativo

A Coca-Cola como todos pensam não nasceu na garrafa. Foi criada em 1886 por John S. Pemberton na Farmácia Jacobs, em Atlanta e durante anos foi comercializado no copo, retirado das máquinas que servem bebidas gasosas. O xarope da Coca-Cola, a base açucarada cor de caramelo, era misturada com água gaseificada fria para consumo imediato. Depois da morte do seu criador, já nas mãos de Asa Candler, foram entregues os direitos de engarrafamento para dois jovens advogados. A garrafa emplacou e em 1905 a Coca-Cola passou a ser vendida em frascos em todos os lugares, mas tinha um problema: havia cerveja sem álcool, laranjada e soda-limonada, tudo isso acondicionado em garrafas parecidas. Como a empresa queria uma embalagem que o consumidor pudesse sentir algo capaz de ser imediatamente identificado pelo tato a Coca-Cola contratou a Root Glass que criou uma garrafa exclusiva feita de vidro verde num formato original. E esse foi um dos mairoes impasses da história dessa empresa.
 A garrafa verde (a última da esquerda para a direita na imagem) de 185ml estava tão firmemente estabelecida que ele e muitos executivos não imaginavam nenhuma outra opção de embalagem, pois na visão deles, a garrafa e a bebida dentro dela eram como um ovo, algo único com a marca singular: Coca-Cola. Em 1939 a Pepsi-Cola começou a ser vendida em garrafas de 355ml e começou a crescer, pois os americanos passaram a ter condições de comprar geladeiras e podiam servir uma quantidade maior em casa, resultado, as vendas da Pepsi-Cola dobraram entre 1947 e 1954, enquanto as de Coca-Cola caíram. O produto mais conhecido no mundo, corria perigo, por causa da inflexibilidade de seus gestores em não querer mudar a embalagem, sempre acreditando que a Pepsi faliria vendendo cada garrafa com o dobro de refrigerante e o dobro de açúcar, por cinco centavos a mais, mas não faliu. Finalmente em 1955, 56 anos depois, a Coca-Cola Company pôs a inflexibilidade de lado e lançou o produto em três novas embalagens: a de 296ml, a de 355ml e a de 770ml (tamanho família). Finalmente, um a um, de seus gestores reconheceram que, se não fizessem mudanças, estariam cometendo suicídio corporativo.
Vale postar aqui uma frase de um ex-presidente da Coca-Cola Company nos Estados Unidos, que assumiu logo depois do ocorrido em 1974, o Sr. Donald R. Keough:
"Quando as condições à sua volta mudarem, adote a inflexibilidade. Teime em ser intransigente. Mantenha-se irredutível. O fracasso é certo."

Em breve será postado outro exemplo de intransigencia que ocorreu em outra empresa, uma das maiores do mundo, a IBM. 






Um comentário:

  1. Olá Clayton....
    PARABÉNS por ter nos dado uma informação sobre um produto tão conhecido como a COCA-COLA. Nunca imaginei que tão cedo a PEPSI já lhe oferecia uma concorrência tão gde.

    Obrigada e continue postando informações interessantes a nós leitores.

    Abços

    SANDRA

    ResponderExcluir